

Ao acessar o site da yahoo, me deparei com essa matéria e achei muuuuuito legal.. então resolvi compartilhar aqui! *-* ^^, Segue o link com a postagem original: https://br.vida-estilo.yahoo.com/a-chave-para-se-ter-uma-atitude-positiva-em-seis-145949931.html
​
e a seguir, o texto... boa leitura!
​
“Será a rotina nosso pior inimigo?” Em seu último romance, Rapahëlle Giordano, personalcoaching, dá vida à Camille, uma mulher às portas dos quarenta anos, cuja vida parece seguir um curso esplêndido, com um trabalho e uma família ideais.
Apesar de tudo isso, Camille não anda se sentindo bem. Sua vida dá uma guinada quando, após sofrer um acidente de carro, ela conhece um profissional que irá instrui-la a trabalhar sua criatividade em cada nova experiência e se “reencantar” com a vida.
“A rotina vivida pela protagonista e, certamente, por muitas pessoas do nosso tempo, pode fazer mal para a alma, abrindo espaço para a melancolia e frustração em nossa existência”, explica a autora, que revela os segredos para uma mudança de vida em seis passos. E aqui estão eles:
1. Operação Renovar
Uma grande limpeza é uma ótima maneira de recomeçar a vida de uma maneira renovada.
Giordano recomenda a técnica In and Out. Em primeiro lugar, limpamos nosso interior (“In”). É muito simples: você precisa identificar tudo que é tóxico na sua vida, como pessoas que lhe causam ansiedade, estresse e geral hábitos negativos…
Em seguida, acabe com tudo isso! Faça uma lista de pessoas que você considere tóxicas para seu bem-estar, recomenda Giordano. Para o “Out”, concentre-se no ambiente ao redor e se desfaça de todo lixo inútil ou danificado e, se possível, mude a decoração!
2. Âncora de positividade
Qual é o maior inimigo do nosso bem-estar? Sem dúvida, é a tendência a encarar tudo com negatividade. Para corrigir isso, Giordano oferece um método eficiente, que ela chama de âncora de positividade. Em que consiste este método?
“Em mergulhar em sua memória na busca de um momento feliz, que desperte sentimentos agradáveis, e se conectar a ele”, propõe a especialista.
Pode ser um momento de profundo relaxamento que você vivenciou durante suas férias, uma festa da qual você gostou muito ou mesmo um momento em família.
Em seguida, concentre-se bastante nesse momento e seu corpo começará a liberar endorfinas, os hormônios da felicidade.
3. Encontre modelos
Às vezes, o principal motivo pelo qual não gostamos de nós mesmos é a falta de autoestima. De acordo com Giordano, para aumentar essa característica, devemos “criar um modelo”, ou seja, “encontrar pessoas, reais ou fictícias, com qualidades que admiramos e que nos sirvam como modelo.”
Por exemplo, aquele seu amigo que está sempre de bom humor, seu colega de trabalho que é um líder nato, Dalai Lama e sua serenidade radiante…
Depois, faça uma colagem com fotos dessas pessoas e coloque em algum lugar onde você pode observar para receber uma dose de energia quando for necessário.
4. Método CAFM para casais
Um casamento pode ser uma fonte de descontentamento! Para transformar seu relacionamento em algo divertido, sem dramatizações, utilize o método CAFM. “Trata-se de um método implacável para descobrir como a rotina ameaça nosso dia a dia”, diz Giordano. O que é CAFM?
· C de crítica e censura: exclua essas coisas permanentemente da sua vida.
· A abundância: deixe-se invadir por idéias de coisas para fazer com seu parceiro.
· F de fantasia: faça desaparecer qualquer pensamento sério
· M de multiplicação: pule de uma idéia para outra.
“Não importa se as idéias são viáveis ou não. O importante é reviver a criatividade e positividade no seu relacionamento”, esclarece Giordano. Os resultados podem ser muito variados: escreva mensagens de amor para surpreender seu parceiro, procure lugares incomuns para os próximos encontros…
5. Anote seus sucessos
Nada de se prender aos seus fracassos. A melhor coisa que você pode fazer para se sentir bem é focar nos sucessos! Escreva em uma agenda todas as suas conquistas por ordem alfabética, nos propõe a especialista.
Para cada letra, pense em uma palavra chave que evoque a positividade e um momento inesquecível. Por exemplo, na letra A de Amor, registre um momento de felicidade. Você também pode usar a letra inicial do nome de amigos para registrar boas experiências com eles…
A chave é descrever com precisão suas memórias (ambiente, pessoas), detalhando as sensações físicas e emocionais que você viveu naquele momento.
6. Mude de ARES!
Está mais do que provado que criticar os outros em momentos de tensão é inútil e não faz ninguém se sentir melhor.
Mesmo assim, é exatamente isso que costumamos fazer. O que Giordano propõe para esse problema? “Adotar novos hábitos e mudar de ARES”.
O que é que mudança de ARES?
· A - Para acontecimentos: pense naquilo que o desagradou.
· R – Para resoluções: procure uma solução.
· E – Para entendimento: ambas as partes devem sair ganhando.
· S – Para sentimentos: expresse o que você está sentindo.
Isto é tudo, amigos!
C. Maillard